ONU denuncia uso excessivo de força contra manifestantes na Venezuela
GENEBRA – Em um dia considerado crítico na Venezuela, a ONU alerta para o comportamento das forças de segurança e pede que todas as partes renunciem à violência.
"O Escritorio das Nações Unidas para os Direitos Humanos está extremadamente preocupado pelas informações sobre o uso excessivo da força cometido pelas forças de segurança contra manifestantes na Venezuela", declarou a entidade, por meio de sua porta-voz, Marta Hurtado. Segundo a ONU, dezenas de feridos foram registrados, assim como "muitos outros detidos".
"Diante dos protestos planejados para hoje, fazemos um achacado a todas as partes para que mostrem máxima moderação e às autoridades para que respeitem o direito de reunião pacífica", declarou a porta-voz. "Também advertimos contra o uso de uma linguagem que incite à violência", declarou o escritório, liderado por Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile.
"Recordamos às autoridades estatais de sua obrigação de assegurar a proteção aos direitos humanos de todas as pessoas, sem importar sua filiação política", disse.
"Todas as partes devem renunciar ao uso da violência. Pedimos aos líderes políticos que estabeleçam discussões significativas para resolver a crise atual", completou Marta Hurtado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.