Populistas abrem polêmica ao chamar estrangeiros e esquerda de "vermes"
GENEBRA – O Partido Popular Suíço (UDC), conhecido por suas táticas e campanhas de publicidade que beiram a ilegalidade, uma vez mais choca a Europa. Nesta semana, o partido lançou sua campanha para a eleição geral na Suíça.
Mas seu principal cartaz, espalhado por todo o país, apresenta uma maçã com a bandeira suíça. A fruta, que representa o país, está sendo alvo de vermes. "Vamos deixar a esquerda e os 'bonzinhos' destruir a Suíça", pergunta o slogan em sua versão em alemão. Na versão em francês, a outra língua oficial da Suíça, o ataque é ainda mais direto: "Vermes na nossa maçã? Não, obrigado!"
Cada um dos vermes representaria um grupo adversário, com um deles sendo vermelho, numa alusão aos grupos socialistas. Já outro vermes tem as cores da UE, além dos estrangeiros.
No texto, o cartaz ataca diretamente os estrangeiros e uma política supostamente de abertura excessiva conduzida na Suíça. "A esquerda e seus cúmplices destroem a segurança interna de nosso país ao deixar entrar na Suíça um número cada vez maior de estrangeiros, entre eles muitos criminosos".
O texto ainda alerta que são os estrangeiros quem mais se utilizam dos serviços de apoio social do estado.
Faltando dois meses para as eleições, o cartaz abriu um acirrado debate. Não faltaram comparações às estratégias dos nazistas que, nos anos 30, usaram justamente a imagem da maçã ameaçada e dos vermes para atacar os judeus.
O UDC, assim, repete a mesma estratégia de causar um choque com seus cartazes. Em 2007, o partido gerou duras críticas ao apresentar ovelhas brancas em um cartaz, chutando para fora da Suíça uma ovelha…negra. Naquela mesma eleição, outro cartaz trazia mãos negras e mulatas tentando roubar passaportes suíços.
Nos anos seguintes, algumas cidades do país chegaram a proibir o uso dos cartazes do UDC.
Se grupos de direitos humanos e partidos políticos denunciaram as imagens, não foram poucos dentro do próprio UDC que criticaram o tom da campanha de seu próprio partido.
Claudio Zanetti, parlamentar do UDC, foi às redes sociais para atacar seu partido. "O que você espera dessas imagens indescritíveis? Quem nos levará a sério?" Outro parlamentar do partido populista, Thomas Hurter, chamou o cartaz de "pura calúnia". Ao explicar a campanha, o UDC indicou que ela tem como meta realçar as ameaças que a Suíça enfrenta.
A campanha ainda tem outro objetivo: alertar ao cidadão sobre "os excessos do debate sobre o clima". Para o UDC, a questão das mudanças climáticas não deve ter o peso que se da hoje pela imprensa e cientistas.
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